terça-feira, 15 de março de 2011

26/12/2010 - Morro da Urca - RJ

Desta vez a aventura foi no Morro da Urca, primeira estação de parada do bondinho do Pão-de-Açucar.

O início da trilha fica num recando da pista Claudio Coutinho e já começa com uma subida em pedra lisa e escorregadia. Alguns aventureiros tentaram fazer uma escada rudimentar, mas que só serve para transmitir uma falsa idéia de segurança.

Não confie nas escadas em trilhas, elas precisam de manutenção constante e você nunca tem como saber se isto está ocorrendo de forma segura e periódica.




Esse aí é o JP no início da pista.

O Dia estava nublado e a subida foi bem difícil. Tinha muita lama e as pedras estavam muito escorregadias.

A Trilha é de dificuldade média, há vários pontos em que é preciso se segurar ou se apoiar em raízes e com apoio no chão. Tem muita árvore caída e folha molhada no solo.

Não há nenhum perigo, mas é preciso ter muita atenção tanto na subida quanto na descida.





E este é o início da trilha.



   

Há alguns pontos em que é possível deixar a trilha e chegar bem perto de abismos, crianças nunca devem estar sozinhas nesta trilha e nunca se deve andar nela no escuro ou na neblina.



Várias fotos do visual n meio da trilha.


Antiga torre de energia.


Ponto de Chegada no topo.


Pontos importantes na paisagem.


Visual lá de cima. Paria vermelha (Instituto Militar de Engenharia (IME), Escola de estado maior do Exército e da Marinha.






Brincadeira  depois da descida difícil e cansativa.

De volta no início da pista Claudio Coutinho.

domingo, 5 de dezembro de 2010

05/12/2010 - Parque da Catacumba - RJ

Nesta minha segunda aventura estive no parque da catacumba. Este parque fica no Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na encosta de uma montanha que separa os bairros da Lagoa de Copacabana.

O Parque é incrível, é amplo, tem muitas esculturas, muitas árvores e várias trilhas.

Tem um pessoal especializado que faz Arvorismo, Rapel, Tiroleza e guia de trilhas.

Nesta minha aventura fomos eu e meu pai, até o topo da trilha mais alta.


Estas são duas das esculturas das quais eu mais gostei.

Esta é a escada que dá início à trilha do Mirante Sacopã.

As fotos abaixo foram tiradas durante a subida.



E finalmente, depois de quase uma hora de subida e muita água, a foto mais incrível de todas, na pedra mais alta da trilha.

De lá podemos ver o outro lado da Lagoa, o Cristo, o Sumaré, Ipanema, Leblon, a Pedra da Gávea e o Dois Irmãos.

O dia estava um pouco nublado e as fotos não dão conta de tudo o que eu ví e da beleza do visual.

até a próxima aventura...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Primeira Aventura 25 jul 2010- Parque da Chacrinha - RJ

O Parque da Chacrinha fica em copacabana, no início da Rua Tonelero. Lá tem trilhas de mais de 1Km que circundam todo o parque. Esta trilha é de mato, bem fácil e segura para caminhar.

O Parque tem quadra de futebol, brinquedos para crianças e banheiro limpo. Quem quiser pode até dar uma festinha lá.

Lá em cima tem alguns lugares para fazer pequenique. Veja as fotos e os comentários sobre esta aventura:



Estas fotos mostram uma árvore cujas raízes se prenderam nas paredes de pedra que foram construídas para segurar a terra.


Esta foto mostra o topo da torre de circulação de ar do metrô de copacabana. Esta torre só pode ser vista pelos que se aventuram na trilha.



Esta árvore caída tem uns 30 metros de comprimento e mais de um metro de diâmetro. Ela caiu recentemente por causa das chuvas. A árvore é tão grande que eu pude passar por baixo dela.