sábado, 16 de abril de 2011

09/04/20110 - Trilha das Grutas (Floresta da Tijuca) - RJ

Desta vez fizemos a Trilha das Grutas, passando também por vários outros pontos interessantes.

A floresta da Tijuca é o maior parque urbano do Mundo, e tem muitas trilhas de todas as categorias.

O parque tem ao todo três áreas (A, B e C). A entrada desta área é pela Praça Afonso Vizeu, no alto da Boa Vista, pode-se entrar de carro e há inúmeras áreas de estacionamento, além de muitas áreas de recreação para toda a família. Este lado do parque tem três restaurantes.



A Foto acima é do mapa da área do parque e possui detalhes das trilhas e pontos de interesse que o parque oferece.

É muito importante ter um guia, apesar das placas indicativas que aparecem nas trilhas. As trilhas são "organismos ecológicos vivos", o tempo, as condições meteorológicas, e os animais (incluindo nós mesmos), alteram suas características e traçados, por isso o guia é muito imprtante, ele consegue se manter atualizado e evita que percamos muito tempo tentando chegar  nos locais de destino.


Este é o início da Trlha, o Guia Vinícius está cmingo, meu avô e meu pai (que está tirando a foto).

Eu estou carregando comida, água, e kit de primeiros socorros na mochila.




Esta é a foto da capela Mairynk Veiga, a capela está restaurada e é muito bonita por dentro.



O Centro de visitantes tem auditório e uma exposição permanente de curiosidades do local, além de uma fantásitca maquete do relevo de todo o parque, com indicação luminosa de todos os pontos de interesse,a lém das trilhas, basta apertar um botão que o ponto aparece aceso na maquete, é muito legal.

 

Estas duas fotos mostram duas Jaqueiras em momentos diferentes. As jaqueiras são uma praga no parque, foram introduzidas pelos antigos moradores do parque e hoje são manejadas: Os técnicos cortam uma "cinta" em toda a volta do caule da árvore, aos poucos ele morre e depois cai. As jaqueiras competem de forma desigual com as plantas nativas.

 
  

 Outro problema grande é o Pinheiro Australiano, ele é linda, tem a casca mole e cheia de água. É uma árvore enorme e drena boa parte da água e do sol que deveria chegar ao solo. Abater não adianta porque na queda esta mostruosa árvore "leva" muitas outras árvores nativas. O jeito é arrancar todos os pés que estão nascendo.

Durante a nossa caminhada, o nosso guia Vinícius, que é guarda florestal e tem treinamento em manejo de parques e trilhas, arrancou pelo menos umas 5 mudas que estvam perto da trilha.


Esta é a cachoeira das almas, é muito bonita e se pode tomar banho nela, é a única em que se permite o banho.


Deste ponto nós partimos para a Gruta do Belmiro.






Na Gruta do Belmiro tem uma entrada por baixo de uma pedra e depois temos que subir por uma fenda estreita no paredão.
Esta foi a parte mais perigosa da aventura, a encosta tem um metro de largura e chega a uma altura de 15 metros, depois temos que descer com muito cuidado.
Do lado da Gruta do Belmiro, tema Gruta do Archer. É uma descida em túnel todo feito de pedra, apenas meu pai desceu esta parte e nos encontrou do outro lado. ele teve que usar a lanterna do celular do guia.


Estas fotos são da entrada e do interior da Gruta dos Morcegos, a caverna é muito grande, muito alta.
Em uma determinada época do ano a luz entra diretamente no interior da caverna, dizem que é muito bonito.

Esta á a minha gruta.

O final da trilha é na cachoeira Paulo e Virgínia, um local de piquenique muito gostoso.

Tem muito mais coisas que não estão reportadas aqui.

terça-feira, 15 de março de 2011

26/12/2010 - Morro da Urca - RJ

Desta vez a aventura foi no Morro da Urca, primeira estação de parada do bondinho do Pão-de-Açucar.

O início da trilha fica num recando da pista Claudio Coutinho e já começa com uma subida em pedra lisa e escorregadia. Alguns aventureiros tentaram fazer uma escada rudimentar, mas que só serve para transmitir uma falsa idéia de segurança.

Não confie nas escadas em trilhas, elas precisam de manutenção constante e você nunca tem como saber se isto está ocorrendo de forma segura e periódica.




Esse aí é o JP no início da pista.

O Dia estava nublado e a subida foi bem difícil. Tinha muita lama e as pedras estavam muito escorregadias.

A Trilha é de dificuldade média, há vários pontos em que é preciso se segurar ou se apoiar em raízes e com apoio no chão. Tem muita árvore caída e folha molhada no solo.

Não há nenhum perigo, mas é preciso ter muita atenção tanto na subida quanto na descida.





E este é o início da trilha.



   

Há alguns pontos em que é possível deixar a trilha e chegar bem perto de abismos, crianças nunca devem estar sozinhas nesta trilha e nunca se deve andar nela no escuro ou na neblina.



Várias fotos do visual n meio da trilha.


Antiga torre de energia.


Ponto de Chegada no topo.


Pontos importantes na paisagem.


Visual lá de cima. Paria vermelha (Instituto Militar de Engenharia (IME), Escola de estado maior do Exército e da Marinha.






Brincadeira  depois da descida difícil e cansativa.

De volta no início da pista Claudio Coutinho.

domingo, 5 de dezembro de 2010

05/12/2010 - Parque da Catacumba - RJ

Nesta minha segunda aventura estive no parque da catacumba. Este parque fica no Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na encosta de uma montanha que separa os bairros da Lagoa de Copacabana.

O Parque é incrível, é amplo, tem muitas esculturas, muitas árvores e várias trilhas.

Tem um pessoal especializado que faz Arvorismo, Rapel, Tiroleza e guia de trilhas.

Nesta minha aventura fomos eu e meu pai, até o topo da trilha mais alta.


Estas são duas das esculturas das quais eu mais gostei.

Esta é a escada que dá início à trilha do Mirante Sacopã.

As fotos abaixo foram tiradas durante a subida.



E finalmente, depois de quase uma hora de subida e muita água, a foto mais incrível de todas, na pedra mais alta da trilha.

De lá podemos ver o outro lado da Lagoa, o Cristo, o Sumaré, Ipanema, Leblon, a Pedra da Gávea e o Dois Irmãos.

O dia estava um pouco nublado e as fotos não dão conta de tudo o que eu ví e da beleza do visual.

até a próxima aventura...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Primeira Aventura 25 jul 2010- Parque da Chacrinha - RJ

O Parque da Chacrinha fica em copacabana, no início da Rua Tonelero. Lá tem trilhas de mais de 1Km que circundam todo o parque. Esta trilha é de mato, bem fácil e segura para caminhar.

O Parque tem quadra de futebol, brinquedos para crianças e banheiro limpo. Quem quiser pode até dar uma festinha lá.

Lá em cima tem alguns lugares para fazer pequenique. Veja as fotos e os comentários sobre esta aventura:



Estas fotos mostram uma árvore cujas raízes se prenderam nas paredes de pedra que foram construídas para segurar a terra.


Esta foto mostra o topo da torre de circulação de ar do metrô de copacabana. Esta torre só pode ser vista pelos que se aventuram na trilha.



Esta árvore caída tem uns 30 metros de comprimento e mais de um metro de diâmetro. Ela caiu recentemente por causa das chuvas. A árvore é tão grande que eu pude passar por baixo dela.